sábado, 4 de outubro de 2008

Singapura 2008 - 28 setembro

A tão esperada prova, Singapura!
Circuito citadino, o mais rápido do calendário acompanhado das suas 23 curvas!
Cá em casa fechámos os estores para parecer noite, e a conclusão é que adorámos e somos apologistas de que deveria ser sempre à noite.
A definição dos carros é mais clara e não há reflexos de sol nem ondas de calor visíveis na pista.
Fernando Alonso foi a grande surpresa, foi o mais rápido na 2ª e 3ª sessão de treinos livres, mas na segunda parte da qualificação Alonso viu-se forçado a abandonar quando a bomba de gasolina do seu monolugar cedeu, sendo assim condenado ao 15º lugar.
Conseguiu ganhar alguns lugares antes do reabastecimento, mas a grande oportunidade para Fernando Alonso surge na 14ª volta quando o SC entra em acção na sequência do despiste do Nelsinho Piquet.
Felipe Massa conseguiu um excelente tempo de 1m44.801s na qualificação, o que o permitiu partir da pole position, mas o azar chegou também para o Massa.
Com o SC em pista os dois carros da Ferrari foram para as boxes, Felipe Massa estava parado a reabastecer quando o semáforo verde acendeu e Massa andou até ao final das boxes com a mangueira pendurada, onde esperou um minuto e meio para que os seus mecânicos chegassem e resolvessem o problema. O semáforo que liberta os carros do reabastecimento em questão, é em regra sistema electrónico, mas desta vez o sistema teve accionamento manual.
Dispensa comentários!
Para Kimi Raikkonen os problemas começaram cedo, no terceiro treino livre, o finlandês saiu de pista, empurrado pelos comissários descobriu que tinha um problema no volante não conseguindo engrenar qualquer outra marcha.
No domingo, o azar continuou a persegui-lo, mais uma vez Kimi ficou pelo caminho, bem perto do final bateu na chicane enquanto discutia a 4ª posição com o Timo Glock.
Os pilotos queixaram-se do mau estado do asfalto, e que no ponto mais rápido do circuito, na curva sete o carro bate muito no chão, dentro de um F1 e a 290 Km/Hora… Alguns pilotos queixaram-se de dores de coluna e também fortes dores de cabeça no final.
Ainda assim com todos os incidentes, foi uma prova digna de se ver, ressalvo as ultrapassagens e a competitividade bem presente!

Os oito primeiros:
1. Fernando Alonso (Renault)
2. Nico Rosberg (Williams Toyota)
3. Lewis Hamilton (McLaren Mercedes)
4. Timo Glock (Toyota)
5. Sebastian Vettel (Toro Rosso)
6. Nick Heidfeld (BMW Sauber)
7. David Coulthard (Red Bull Renault)
8. Kazuki Nakajima (Williams Toyota)

Sem comentários: